Sua empresa se preocupa com a felicidade do colaborador?
A felicidade numa organização tem a ver com o bem-estar dos funcionários, e isso não implica apenas em kit de boas-vindas ou sala de descompressão que, claro, são ótimos para um ambiente agradável e representam bem-estar, mas a base do sucesso nesse quesito está no desenvolvimento da cultura organizacional.
A Robert Half, empresa número um em recrutamento especializado, em parceria com a Happiness Works, realizou um estudo com 23 mil profissionais de países diferentes para identificar seus níveis de felicidade.
Tendo por título “Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes”, a pesquisa afirma que o engajamento dos funcionários e o sucesso das organizações estão relacionados, e que a felicidade depende de uma combinação de fatores, como: respeito e reconhecimento, que estão ligados às necessidades evidenciadas na Pirâmide de Maslow, no seu penúltimo nível, chamado estima.
Investir em aspectos como trabalho interessante e significativo, valorização e senso de igualdade despertam esse sentimento tão importante, não só na vida pessoal, mas também no ambiente profissional.
Pesquisas de instituições renomadas já comprovaram que há uma relação direta disso tudo com o aumento de lucratividade e redução de absenteísmo e turnover. Isso mostra que pensar na felicidade do colaborador é humano e também estratégico para os negócios.
Veja como a cultura da empresa reflete no comportamento dos colaboradores, se você, líder, dar abertura para ouvir e ter uma conversa franca em relação a melhorias, se está disposto a dar um feedback individual e elogiar em público, se importa que o colaborador tenha uma pausa considerável para suas refeições, se na organização tem um dia que o colaborador possa ir com um traje mais casual. Todos esses fatores estão ligados diretamente na relação entre empresa e funcionário.
Portanto, quanto antes as organizações entenderem a importância desse sentimento chamado felicidade no ambiente corporativo e colocarem em prática esse método, não só os colaboradores sairão felizes, mas as empresas colherão bons frutos dessa parceria.