Praça Silvio Romero, 55, sala 47
Tatuapé - São Paulo - CEP 03323-000

(11) 2227-9515
atendimento@massicano.adv.br

Governo adia por três meses o pagamento de tributos do Simples Nacional

Os impostos dos empresários referentes a abril, maio e junho poderão ser pagos só a partir de julho. Este diferimento posterga R$ 27,8 bilhões e beneficia 17 milhões de CNPJs.

O Simples Nacional é o regime tributário comumente aderido pelas empresas de pequeno e médio porte, tal medida pretende justamente contribuir para o “fôlego” do pequeno empresário, agravado pela crise econômica causada pela pandemia e diversos lockdowns.

O Ministério da Economia avaliou que os empresários considerados não essenciais por estados e municípios são os mais afetados, contribuindo para as demissões em massa e consequente alta do desemprego.

Como meio de “frear” este fenômeno, no dia 24 de março o Governo decidiu, e comunicou hoje que a medida passa a valer após a publicação no Diário Oficial da União, a ser publicada nesta quinta-feira, 25.

Os tributos com vencimento original em abril poderão ser pagos em duas parcelas iguais nos meses de julho e agosto, tributos com vencimento em maio poderão ser pagos em duas parcelas nos meses de setembro e outubro e os impostos com vencimento em junho poderão ser pagos em duas parcelas iguais em novembro e dezembro.

Esta é a segunda medida emergencial reeditada pelo Governo Federal em 2021. E há expectativas de que o Governo Federal ainda relance o Bem, benefício emergencial de proteção ao emprego, inclusive fala-se em adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas.

Continuaremos acompanhando e mantendo nossos clientes informados.